top of page
Buscar
  • emilialdebarros

Desvio de septo nasal: quando operar?

Costumo dizer para meus pacientes que o septo é a "parede" que divide o nariz por dentro, formada por osso e cartilagem. Como não somos completamente simétricos, essa parede pode apresentar toruosidades, o que chamamos de desvio de septo.

Até 80% das pessoa pode ter um certo grau de desvio mas nem todo mundo precisa operar, somente quem apresenta sintomas relacionados.

E quais os sintomas de desvio de septo? O principal é a obstrução nasal, dificuldade de respirar por uma ou ambas narinas. É muito comum pessoas que só percebem essa obstrução quando se deitam ou praticam atividade física, então outro motivo para operar é quando isso atrapalha o sono ou o treino.

O desvio de septo também pode alterar a ventilação da cavidade nasal levando a cefaléia, sinusites de repetição, até sangramento nasal, o que pode ser uma indicação de cirurgia.

E os pacientes que serão submetidos a cirurgia plástica do nariz? Se apresentarem desvio este deve ser corrigido para que não fiquem com o nariz lindo e funcionando mal.

FIcou com alguma dúvida? Vamos conversar!




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page